77 Visualizações
Os vereadores de Salvador do Sul realizaram sessão ordinária no dia 18 de dezembro, oportunidade em que foram tratados os seguintes assuntos:
Grande Expediente
Durante a parte do grande expediente, falaram os vereadores Magale Petry, Élio José Steffens, Mauricio Reginaldo e Cristian Muxfeldt, referindo-se especialmente ao assunto do repasse que o Legislativo de Salvador do Sul fará ao Hospital São Salvador. O presidente da Câmara, Cristian Muxfeldt, também apresentou um relatório sobre as principais atividades do Legislativo durante o ano de 2017.
Participação do prefeito Marco
O prefeito Marco Aurélio Eckert, presente à sessão, falou sobre os principais projetos e obras realizadas pela prefeitura ao longo do ano de 2017. Lamentou o fato da oposição realizar um trabalho ferrenho contra a administração, mesmo que tenha pedido o apoio de todos no início do ano, pelo desenvolvimento sempre maior do município. Falou dos projetos em pauta, especialmente sobre a ampliação da área urbana, uma necessidade e um apelo da comunidade; a adequação de valores venais de terrenos do município para fins de cobrança do IPTU, onde não houve reajustamento desde o ano de 2001; o orçamento geral do município e o projeto que institui a Padaria Escolar Mestre Cuca, que oferecerá uma merenda com maior qualidade e menor custo para as crianças.
Projeto de Lei Complementar
O primeiro projeto em pauta foi o que altera a lei nº 1941, do Código Tributário Municipal, para fazer uma distribuição mais justa sobre a localização dos terrenos na área urbana da cidade, para fins de cobrança do IPTU. Alguns terrenos terão os valores reajustados, outros ficarão na mesma faixa e em alguns casos o valor diminuirá. Após análise e discussão, o projeto de lei foi aprovado por 5 a 4, com os votos contrários dos vereadores Élio Steffens, Aécio Sozo, Magale Petry e Mauricio Reginaldo.
Ampliação da área urbana
Depois de amplamente discutido e analisado pelos vereadores, foi votado o projeto de lei nº 037/17, que trata sobre a ampliação da área urbana de Salvador do Sul em direção ao distrito de Campestre. O vereador Romeu Recktenwalt disse que havia apresentado uma indicação no sentido que a área urbana fosse ampliada e espera que oportunamente também seja para região de Júlio de Castilhos. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Padaria Escolar
Em seguida, foi analisado o projeto de lei nº 042/17 que institui a Padaria Escolar Mestre Cuca do município de Salvador do Sul. Os comentários foram de que é um projeto muito importante que trará qualidade à merenda escolar. Foi aprovado por unanimidade.
Orçamento de 2018
A seguir os vereadores analisaram o projeto de lei nº 043/17 que orça a receita e fixa a despesa do município de Salvador do Sul para o exercício financeiro de 2018. Analisado pelos vereadores, foi aprovado por unanimidade
Mesa Diretora para 2018
Para a escolha da Mesa Diretora para 2018, foram apresentadas duas chapas. A chapa nº 1, tendo como candidato a presidente o vereador Rosemar Orth; vice presidente Délcio Scherer; 1º secretário Cristian Muxfeldt e 2º secretário Romeu Recktenwalt. A chapa nº 2 tinha como candidato a presidente Élio José Steffens; vice-presidente Mauricio Reginaldo; 1º secretário Aécio Sozo e 2ª secretária Magale Petry. Ganhou a chapa nº 1, por 5 a 4, que tem como presidente o vereador Rosemar Orth, o qual comandará os trabalhos a partir de 1º de janeiro de 2018.
Comissão de Constituição e Justiça
Para o ano de 2018, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores de Salvador do Sul terá a seguinte formação: ?Presidente, Cristian Eugênio Muxfeldt; relator, Magale Teresinha Petry e membro, Romeu Recktenwalt?.
Comissão de Finanças e Orçamento
Para os trabalhos de 2018, a Comissão de Finanças e Orçamento estará composta pelos seguintes vereadores: ?Presidente, Élio José Steffens; relator, Délcio Darci Scherer e membro, Maurício Roberto de Castro Reginaldo?.