- Home
- A Câmara
- Notícia
Notícia
PROERD: como é o Programa e a importância da prevenção
- 28/09/2022
O Soldado Jurandir Weber, da Brigada Militar de Salvador do Sul, esteve na Sessão Ordinária de 19 de setembro para falar a respeito do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e sobre como ele é trabalhado dentro do Município.
De acordo com o Soldado, trata-se de um programa que busca trabalhar na prevenção e conscientização do não uso de substâncias ilícitas ou lícitas (mas prejudiciais), tendo resultados mais positivos que a repressão às drogas e/ou ao crime.
O Programa foi desenvolvido em 1983, com o nome de DARE, e lidera ações de prevenção ao uso de drogas em esforços colaborativos da Polícia Militar, o Sistema de Educação e Teorias Científicas, buscando trabalhar a questão do Policial Militar em sala de aula, dos alunos como sociedade, da comunidade escolar e da família para que crianças e adolescentes levem o que estão aprendendo para casa (para seus familiares) e continuem aprendendo e revisando com seus Professores.
Segundo o Militar, a Brigada trabalha com o PROERD desde 1998 em Escolas de todo o Estado, se utilizando de Policiais voluntários que passam por uma prova de seleção e um curso, já que é necessário um certo tato para realizar esse tipo de trabalho com alunos.
Atualmente, a região onde se encontra o município de Salvador do Sul conta com quatro instrutores (um para cada município) que atendem Escolas Estaduais, Municipais e até mesmo particulares.
O atual currículo do Projeto está sendo desenvolvido com alunos do quinto ano, que tem como base a teoria de aprendizagem socioemocional, onde é abordado o autoconhecimento e o autogerenciamento, passando por questões como tomada de decisões, a compreensão do outro e a conscientização dos malefícios e consequências do uso de cada tipo de droga. As lições são divididas em 10, sempre uma conectada com as outras:
1 - Responsabilidade e tomada de decisão
2 - Informações sobre drogas
3 - Riscos e consequências
4 - Como reagir sob pressões de colegas
5 - Como agir sob tensão
6 - Como se comunicar de forma confiante
7 - Escuta enfática
8 - Bullying
9 - Ajudando o outro
10 - Obtendo ajuda
O Militar também mostrou dados como o gasto do SUS, com dependentes químicos, que já chegaram a R$9,1 bilhões, o que mostra a importância da prevenção acima da repressão. Além disso, o Brasil gasta cerca de 19 bilhões por ano para atender enfermidades decorrentes de álcool e outras drogas.
Lembrando que, em Sessão anterior, o Projeto de Lei que institui o PROERD como política pública, no município de Salvador do Sul, foi aprovado por Unanimidade dos Vereadores. O PL, bem como sua justificativa, pode ser lido aqui:
https://bit.ly/proerdsds Junto ao Soldado Jurandir Weber, também esteve presente, na Sessão, o Sargento Camilo.
Voltar