Horário de Expediente

08h às 12h e das 13h30min às 17h30min

Sessão Ordinária na 1° e 3° segunda-feira de cada mês. Início: 19h

Notícia

1 Visualização

Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio - 13/09/2022

Setembro é o mês da prevenção ao suicídio, um grande problema de saúde pública, tendo impactos na sociedade como um todo. De acordo com dados da OMS, mais pessoas morrem como resultado de tirar a própria vida do que HIV, câncer, malária, guerras e homicídios.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios no mundo (com os casos subnotificados, estima-se que foram mais 01 milhão). No Brasil, os registros foram de 14 mil casos por ano, isso significa que, em média, 38 BRASILEIROS COMETEM SUICÍDIO POR DIA. Esses casos pioram em todos os outros países das Américas, já que os índices não param de aumentar.
A importância de falar sobre o suicídio (tema ainda visto como tabu) é para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise possam querer buscar ajuda. Dito isso, é muito importante que as pessoas próximas saibam identificar sinais, se mostrar disponível para ajudar e demonstrar empatia, ou seja: ter uma escuta ativa e não julgar. Ainda assim, a pessoa em crise deve ser levada a um médico Psiquiatra, pois esse é o profissional que vai saber lidar com esse tipo de situação e salvar a vida do paciente.
Até o fim do mês você verá, nas redes sociais da Câmara de Vereadores de Salvador do Sul, mais informações sobre o Setembro Amarelo, todas baseadas na campanha oficial (https://www.setembroamarelo.com/).
Mas, lembrem-se, falar sobre suicídio (e outros problemas de saúde) é importante todo ano. Por isso, não deixe de conversar com familiares e amigos que estejam passando por essa situação, não importa o mês.



Voltar