1 Visualização
O Prefeito de Salvador do Sul e parte da Mesa de Autoridades durante a Audiência para discutir Segurança Pública, Marco Aurélio Eckert, começou agradecendo o empenho da Polícia Civil de Salvador do Sul (onde desde 2017 há um funcionário concursado cedido pela Prefeitura, com o intuito de auxiliar), assim como o trabalho ostensivo da Brigada Militar, dizendo que devemos reconhecer o que há de bom em nosso município e minimizar ao máximo os problemas encontrados.
A maior preocupação fica dentro dos próprios lares e nos cuidados com jovens e grupos suscetíveis. Assim como já apontaram o Delegado e o Major, grande parte dos crimes ocorrem pela degradação social e pelo tráfico de drogas, o que só vai mudar se as pessoas forem instruídas da maneira correta desde novas.
Como Professor, o atual Prefeito sempre defendeu a ideia de que esporte e cultura ajudam muito e, por isso, a importância de escolas e associações com a AAOMA (Associação dos Amigos da Oficina Municipal de Artes), que possui mais de trinta oficinas entre dança, música, teatro e esporte, ofertadas ao público. Se uma criança cresce se desenvolvendo de maneira saudável (do ponto de vista psicológico e afetivo), ela dificilmente entrará para o mundo das drogas e, consequentemente, do crime.
As atividades citadas, além de entreterem e desenvolverem os jovens, acabam ainda aproximando a família – que muitas vezes está separada dentro da própria casa por conta, por exemplo, do uso excessivo de aparelhos eletrônicos -, principalmente pelo fato de existirem apresentações ao decorrer do ano e por essas serem apreciadas pelos familiares daquela criança.
A respeito do videomonitoramento, ele está sendo “iniciado” no município de Salvador do Sul, já havendo a criação de uma linha de fibra ótica dentro do município, a qual será expandida. Após, a partir da instalação dessas fibras, poderão ser colocadas mais câmeras de segurança, principalmente no interior (que muitas vezes é usado como atalho para criminosos). Atualmente, existem 74 câmeras postas em pontos estratégicos da cidade, especialmente em escolas.
Por fim, o Prefeito pediu apoio do Legislativo, de Empresas, das Polícias Civil e Militar e da Justiça para que Salvador do Sul seja um lugar cada vez melhor.
A Audiência Pública ocorreu em 13.06, na Casa Legislativa de Salvador do Sul.
O evento também foi transmitido de forma online e continua disponível no Facebook da Câmara de Vereadores de Salvador do Sul. Acesse aqui: https://bit.ly/3xOsJyU