Horário de Expediente

08h às 12h e das 13h30min às 17h30min

Sessão Ordinária na 1° e 3° segunda-feira de cada mês. Início: 19h

Notícia

1 Visualização

O Tráfico e a complexidade do crime (Audiência Pública) - 21/06/2022

Subcomandante do 5º BPM, Major Ricardo da Silva, a postos na Mesa de Autoridades destacou que todos os órgãos de segurança pública possuem severas limitações que podem vir de legislações e de contextos sociais, fazendo com que o conceito de crime seja muito mais complicado do que pensa um cidadão comum.

Para explicar melhor essa questão, o Major deu o seguinte exemplo: quem furta um motosserra, não furta para trabalhar. A Motosserra é furtada porque existe uma pessoa que a compra (muitas vezes é alguém que a sociedade denominada como “cidadão de bem”), o que incentiva o ciclo do delito. Se não houvesse compradores, não haveria motivo para determinado material ser furtado.

Segundo o Major, a Segurança Pública é um direito fundamental social, pois sem ela não existem educação, saúde e outros direitos também fundamentais para a sociedade. No entanto, a criminalidade e o sistema judiciário são sistemas tão complexos que, mesmo a Brigada Militar prendendo alguém em flagrante, não existe garantia de que o meliante ficará preso e isso ocorre por uma série de fatores, como: não homologação do flagrante, inexistência de prisão preventiva e baixas penalidades.

Algo que pode ser feito, por parte da Brigada Militar, visto que o seu efetivo é considerado bom para uma cidade do tamanho como a de Salvador do Sul, é trabalhar junto da Educação através do PROERD, falando sobre a prevenção às drogas. Esse programa foi fortalecido, mas seria interessante ele ser transformado em Política Pública de Segurança aqui no município, algo que pode ter a iniciativa do próprio Legislativo. Isso significaria alocar determinados recursos ao PROERD, aumentando a abrangência desse programa educacional, visto que o tráfico drogas é um problema que ocorre em todo o lugar (mesmo que não pareça), sendo ele o responsável, também, por todos os outros delitos que ocorrem, como o furto (acima exemplificado) e até mesmo homicídios.

Por fim, o brigadiano também destacou a importância da iluminação pública e do videomonitoramento de qualidade, pois as cidades com esses aparatos passam longe de ser a preferência de criminosos.


A Audiência Pública ocorreu em 13.06, na Casa Legislativa de Salvador do Sul.


O evento também foi transmitido de forma online e continua disponível no Facebook da Câmara de Vereadores de Salvador do Sul. Acesse aqui: https://bit.ly/3xOsJyU 




Voltar