Horário de Expediente

08h às 12h e das 13h30min às 17h30min

Sessão Ordinária na 1° e 3° segunda-feira de cada mês. Início: 19h

Notícia

1 Visualização

Função da Polícia Civil, índices de aprovação, preocupações e possíveis soluções (Audiência Pública - 15/06/2022

Paulo Ricardo Costa, Delegado de Polícia Civil, que também compôs a Mesa de Autoridades, começou explicando a função da Polícia Civil no cenário da Segurança Pública. De acordo com ele, a Polícia Civil entra após a consumação do crime, com a tentativa de remonte da cena de um delito (com apoio da Perícia, da Polícia Militar e dos investigadores da DP), que em seguida é encaminhado ao Poder Judiciário, onde o Ministério Pública tem a incumbência de promover ações penais. Em todo esse processo, a Polícia Civil é um dos órgãos mais amplamente fiscalizados do Estado.

Sobre a incidência de crimes no Vale do Caí, ela é, de até três anos atrás, de cerca de 1100 ocorrências por ano. No ano atual, 2022, a incidência de ocorrências é de 452 até o presente momento. Todos os crimes ocorridos, a princípio, foram ou estão sendo resolvidos.

Segundo o Delegado, no entanto, a pandemia acelerou um processo no mundo do crime percebido apenas recentemente, o qual deixa de lado o policiamento ostensivo. Trata-se dos crimes cometidos de forma cibernética, sendo um dos maiores prejuízos atuais os crimes de estelionato (atualmente, é 36 o número de estelionatos em Salvador do Sul, São José do Sul e São Pedro da Serra). O prejuízo é de cerca de R$400.000,00.

O Delegado também deu alguns índices de taxas de aprovação por Delegacias de Polícia do Vale do Caí: com 439,05% de índice de conclusão, Salvador do Sul fica em primeiro lugar; com 224,01% de índice de produtividade, Salvador do Sul fica em segundo lugar; e, em taxa de elucidação, o município empata com a Delegacia da Mulher de Montenegro com 166,07%.

Sobre preocupações, o Delegado apontou a degradação cultural e educacional, o aumento do uso de drogas, a desigualdade social, a falta de perspectiva para o jovem, a deterioração do núcleo familiar, a ausência de cuidados no mundo digital, a falta de amparo a crianças e mulheres vítimas de abusos e a flexibilização da punição. No entanto, o mesmo também deu algumas possíveis soluções que podem ajudar a alavancar Salvador do Sul, gerando um ambiente mais positivo, que são: investimentos em educação digital, palestras e outras ações no sentido preventivo do uso de drogas, cercamento eletrônico inteligente e de qualidade, cuidados com iluminação pública e podas de árvores, investimentos em educação no trânsito e a criação de um canal seguro e sigiloso que possibilite a relação da comunidade com a Polícia (que vá além do 190 e de outros meios já existentes).

 

 A Audiência Pública ocorreu em 13.06, na Casa Legislativa de Salvador do Sul.


O evento também foi transmitido de forma online e continua disponível no Facebook da Câmara de Vereadores de Salvador do Sul. Acesse aqui: https://bit.ly/3xOsJyU




Voltar