1 Visualização
A Secretária da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Valéria Tânia Camillo Haupt, compareceu a Sessão Ordinária, ocorrida em 21 de março, para prestar informações e responder dúvidas a respeito do sistema de educação do município, conforme pedido de convocação dos Vereadores André Mallmann e Tiago Bento.
Segundo a Secretária, o principal objetivo da Secretaria que ela representa é oferecer uma educação de qualidade, com espaços físicos adequados, garantir professores competentes, oferecer uma alimentação equilibrada aos alunos, oferecer transporte escolar, entre outros.
A respeito dos projetos para 2022, falou-se sobre o “Projeto Acelera”, para os alunos em defasagem de idade, e de projeto de aulas de informática para alunos do contraturno, o qual possivelmente será instalado no centro e na Escola Selma Wallauer.
Sobre a Escola Santo Inácio de Loyola, a Secretária disse ser um lugar que está em constante reforma – inclusive, um refeitório e uma cozinha já estão em obras, a fim de atender de forma adequada os cerca de 350 alunos da escola. Já, sobre a segurança dentro do Parque Municipal – usado pelos alunos dessa escola e de aulas oferecidas pela Oficina Municipal de Artes – a Secretária disse existir constante monitoramento do local, feito da melhor forma possível, sendo os professores (tanto de escola, quanto de oficinas) responsáveis por seus alunos, contando com a ajuda de funcionários da Cultura que trabalham dentro do Parque Municipal.
Ainda dentro da questão segurança, serão providenciados um novo muro e um portão eletrônico para a Escola Santo Inácio. A Secretária também aproveitou para falar sobre as reformas integrais que vêm sendo feitas em outras escolas municipais, como a Padre Antônio e a Selma Wallauer, as quais são muito seguras
No que diz respeito ao contraturno, que provavelmente iniciará na primeira semana de abril, o da Escola Santo Inácio de Loyola continuará sendo no Parque Municipal e o da Escola Selma Wallauer acontecerá na própria escola, contando com professor e monitor para cada turma.
Sobre os transportes, os alunos devem ser pegos e deixados no mesmo lugar, visto que se torna impossível (pegar) ou deixar alunos na porta de casa, por motivos como um trajeto já determinado que o motorista deve seguir.
Ao final de sua explanação, a Secretária colocou-se a disposição para mais esclarecimentos e foi agradecida pelo Presidente da Casa Legislativa, em nome de todos os Vereadores, pela sua atenção e compreensão.
Sendo o que está escrito aqui apenas um resumo, você poderá assistir a fala completa da Secretária, além das dúvidas e comentários dos Vereadores aqui: https://www.instagram.com/p/CbYhlDLJCZI/