11 Visualizações
Os vereadores de Salvador do Sul realizaram sessão ordinária no dia 16 de setembro, oportunidade em que foram abordados os seguintes assuntos:
Calçamento em diversas ruas
O vereador Romeu Recktenwalt encaminhou indicação onde sugere que o Executivo Municipal faça o calçamento na estrada municipal João Alfredo Schmidt, Raimundo José Weschenfelder, Emilio Jacob Vogt e a via que leva à propriedade de Élio José Steffens, depois da ampliação do perímetro urbano em parte de Júlio de Castilhos, incluindo iluminação pública, rede de água e calçamento.
A indicação foi comentada pelos vereadores Rosemar Orth, Mauricio Reginaldo e Élio José Steffens.
O vereador Romeu ainda lembrou que há dois anos encaminhou indicação junto à Câmara Municipal de Vereadores, onde sugeriu a ampliação da área urbana em direção a Júlio de Castilhos. A indicação foi aprovada por unanimidade.
Liberação de recursos
O vereador Rosemar Orth comentou sobre a liberação de uma Emenda Parlamentar do senador Paulo Paim, beneficiando o setor da saúde de Salvador do Sul e o vereador Cristian Muxfeldt comentou sobre a liberação de uma Emenda do deputado Jones Martins (que substituíra o ministro Osmar Terra), para a compra de uma escavadeira hidráulica, que já se encontra no pátio da prefeitura.
Homenagem a Bruno Kaefer
Todos os vereadores prestaram homenagem ao saudoso Bruno Kaefer, pelos relevantes serviços prestados à comunidade salvadorense, tendo sido pioneiro no município na instalação de uma relojoaria, posto de combustíveis e ter sido empreendedor, por disponibilizar terrenos à população para a construção de casa própria.
Moção de Condolências para Bruno Kaefer
Os vereadores Romeu Recktenwalt e Hélio Kaefer – Perachi, apresentaram Moção de Condolências aos familiares do saudoso Bruno Kaefer, pelo seu destacado e inovador trabalho em benefício da coletividade, pelo seu espírito empreendedor, tendo sido pioneiro em diversas atividades do município e região. Todos os vereadores se solidarizaram com a homenagem, sendo que a Moção foi aprovada por unanimidade.
Consulta popular sendo esvaziada
O vereador Cristian Muxfeldt, durante o Grande Expediente, comentou sobre a pouca importância que o governo de Eduardo Leite dá para o processo da consulta popular, que reunia os interesses de toda a população gaúcha na votação das prioridades em suas comunidades e municípios.
O orçamento da Consulta Popular de 2018 ainda dispunha de R$ 80 milhões, sendo que deste valor muito pouco foi pago até o presente momento.
Para 2019, este valor caiu para ¼, ou seja, apenas R$ 20 milhões foram disponibilizados, sendo que o secretário da Governança do Governo do Estado sequer garante o pagamento.
Com isso, os Coredes muito pouco de mobilizaram para a votação, que ocorreu recentemente.
O vereador lamentou o fato. Inclusive, o coordenador do Corede Vale do Cai, Alzir Bach, desconfia que a tendência é que o Governo do Estado acabe com o programa de participação popular.